A CT COMUNICAÇÃO trabalha com a Diagramação de de Balanço e Relatório e Administração a mais de 18 anos no mercado, e já produziu trabalhos para empresas e instituições públicas como Telebras, Eletronorte, Caixa, OTCA, Pnud, Funcef.
Depois do trabalho executado preparamos os arquivos finalizados para serem transmitidos para o Diário Oficial da União (DOU) ou veículos impressos de comunicação.
Desenvolvemos o projeto gráfico com designs adequados para cada tipo de serviço ou cliente. TRABALHOS EXECUTADOS COM RAPIDEZ E PROFISSIONALISMO.
A diagramação, especificamente, se relaciona com a distribuição dos elementos em um espaço pré-definido na página, enquanto a editoração (design editorial) inclui fases mais amplas do processo, desde o projeto gráfico até os processos de produção conhecidos como pré-impressão para impressão.
No entanto, geralmente o aspecto gráfico inteiro da atividade editorial e jornalística é conhecido pelo termo Diagramação de Relatório de Administração.
No caso da Diagramação de Relatório de Administração, o layout segue as linhas e objetivos gráficos e editoriais. As principais linhas editoriais para o layout de um Balanço Patrimonial incluem a distribuição do conteúdo conforme os padrões técnicos contábeis adotados por cada empresa ou entidade pública.
As considerações editoriais incluem legibilidade e incorporação equilibrada e não obstrutiva.
A Diagramação de Relatório de Administração incorpora princípios de design gráfico, que é uma profissão independente ou presente em graus relacionados ao design, além de ser uma disciplina que faz parte do currículo de profissões como jornalismo, publicidade e propaganda e alguns cursos de arquitetura em universidades e faculdades.
Ao longo do tempo, diferentes avanços em tecnologias de impressão, design gráfico e padrões de publicação trouxeram mudanças e melhorias no formato e legibilidade dos jornais.
A mídia impressa do século XIX geralmente tinha uma área lotada de texto, geralmente disposta verticalmente, com manchetes múltiplas para cada artigo. Algumas das mesmas limitações tecnológicas persistiram até o advento de novas tecnologias, como fotocomposição, tipografia digital e publicação eletrônica, a partir da segunda metade do século XX.
Para layout do conteúdo editorial, a atividade de layout precisa funcionar com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem modificar o resultado final).
As medidas usadas no layout geralmente são em centímetros.
O espaço limitado de impressão dentro de uma página é chamado de uma caixa tipográfica ou mancha gráfica, onde a tinta cai no papel; Fora desses limites, nada pode ser impresso.
Nos casos em que o conteúdo excede as bordas do papel, a impressão deve ter sangria, ou seja, estender os elementos visuais para fora do formato definido da página.
Número de colunas – a distribuição de texto em colunas verticais de tamanho normal, espaçadas.
Cor – uso de cores e nuances, que confere significado e modifica a mensagem, muitas vezes sutilmente.
Espaçamento – interlining, entre colunas e entre cada elemento gráfico
Tipologia – variedade e tipos de fontes tipográficas usadas.