DIAGRAMAÇÃO DE BALANÇO 

A CT COMUNICAÇÃO trabalha com a Diagramação de de Balanço e Relatório e Administração a mais de 18 anos no mercado, e já produziu trabalhos para empresas e instituições públicas como Telebras, Eletronorte, Caixa, OTCA, Pnud, Funcef.

Depois do trabalho executado preparamos os arquivos finalizados para serem transmitidos para o Diário Oficial da União (DOU) ou veículos impressos de comunicação.

Desenvolvemos o projeto gráfico com designs adequados para cada tipo de serviço ou cliente. TRABALHOS EXECUTADOS COM RAPIDEZ E PROFISSIONALISMO.

Portfólio Balanços 

ELETRONORTE
RODOBENS
CAIXA SEGURIDADE
ELETROBRAS
TELEBRAS

Portfólio Relatórios de Administração

CENTRUS
FUNCEF
FUNCEF
CENTRUS
E-VIDA

Outros trabalhos Desenvolvidos pela CT Comunicação

Mais informações sobre o processo de editoração e diagramação

A diagramação, especificamente, se relaciona com a distribuição dos elementos em um espaço pré-definido na página, enquanto a editoração (design editorial) inclui fases mais amplas do processo, desde o projeto gráfico até os processos de produção conhecidos como pré-impressão para impressão.

No entanto, geralmente o aspecto gráfico inteiro da atividade editorial e jornalística é conhecido pelo termo Diagramação de Relatório de Administração.

No caso da Diagramação de Relatório de Administração, o layout segue as linhas e objetivos gráficos e editoriais. As principais linhas editoriais para o layout de um Balanço Patrimonial incluem a distribuição do conteúdo conforme os padrões técnicos contábeis adotados por cada empresa ou entidade pública.

As considerações editoriais incluem legibilidade e incorporação equilibrada e não obstrutiva.

A Diagramação de Relatório de Administração incorpora princípios de design gráfico, que é uma profissão independente ou presente em graus relacionados ao design, além de ser uma disciplina que faz parte do currículo de profissões como jornalismo, publicidade e propaganda e alguns cursos de arquitetura em universidades e faculdades.

História da Diagramação de Balanço Patrimonial

A era dos jornais modernos começou em meados do século XIX, com a revolução industrial e maior capacidade de impressão e distribuição.

Ao longo do tempo, diferentes avanços em tecnologias de impressão, design gráfico e padrões de publicação trouxeram mudanças e melhorias no formato e legibilidade dos jornais.

A mídia impressa do século XIX geralmente tinha uma área lotada de texto, geralmente disposta verticalmente, com manchetes múltiplas para cada artigo. Algumas das mesmas limitações tecnológicas persistiram até o advento de novas tecnologias, como fotocomposição, tipografia digital e publicação eletrônica, a partir da segunda metade do século XX.

Elementos e aspectos

Para layout do conteúdo editorial, a atividade de layout precisa funcionar com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis ​​que podem modificar o resultado final).

As medidas usadas no layout geralmente são em centímetros.

O espaço limitado de impressão dentro de uma página é chamado de uma caixa tipográfica ou mancha gráfica, onde a tinta cai no papel; Fora desses limites, nada pode ser impresso.

Nos casos em que o conteúdo excede as bordas do papel, a impressão deve ter sangria, ou seja, estender os elementos visuais para fora do formato definido da página.

Alguns dos elementos utilizados no processo de layout são:

  • Texto – o chamado “caixa de texto” é o tipo em que o conteúdo principal da diagramação, seja livro ou jornal. A caixa de texto geralmente enche mais de metade do da área da publicação e deve ser delimitada pelos outros elementos. Um formato comum para o corpo de texto nos jornais é o tipo serifado, com linhas na parte inferior da fonte, com corpo (tamanho) 12 pontos.
 
  • Títulos – texto de destaque da primeira página. Eles são subdivididos em:
    legendas ou subtítulos, colocados abaixo do título principal, complementam a informação e incentivam a leitura do texto.
    Manchetes – colocadas acima do título, complementam as informações e incentivam a leitura do texto.
    Destaques ou olhos – colocados no meio da massa de texto, entre colunas, para destacar trechos e substituir pausas; são amplamente utilizados nas entrevistas.
    Fotos – fotografias, que em publicações são acompanhados pelo crédito do fotógrafo.
    Arte – o que é chamado de arte em layout são imagens produzidas para ilustrar ou complementar visualmente a informação do texto. Pode ser:
    Infografia – que inclui mapas, gráficos estatísticos e sequenciais visuais;
    Caricaturas – desenhos geralmente satíricos com personagens de notícias;
    Ilustrações – todos os tipos de desenho ilustrativo para o texto jornalístico.
    Caixas ou caixa – Uma caixa é um espaço delimitado graficamente que geralmente inclui um texto explicativo ou sobre o assunto relacionado ao artigo principal.
    Espaços para publicidade, apenas elemento de conteúdo não editorial do layout, produzido pela equipe comercial

Os aspectos que determinam a composição desses elementos na página são, entre outros:

Número de colunas – a distribuição de texto em colunas verticais de tamanho normal, espaçadas.

Cor – uso de cores e nuances, que confere significado e modifica a mensagem, muitas vezes sutilmente.

Espaçamento – interlining, entre colunas e entre cada elemento gráfico

Tipologia – variedade e tipos de fontes tipográficas usadas.

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