A Diagramação de Balanço Patrimonial, por vezes conhecido como diagramação ou editoração eletrônica, é um processo de design editorial. O profissional é responsável por organizar em um espaço, conteúdo escrito, visual para mídias impressas e eletrônicas.
A CT COMUNICAÇÃO trabalha com a Diagramação de Balanço Patrimonial a mais de 18 anos no mercado, e já produziu trabalhos para empresas e instituições públicas como Telebras e Eletronorte.
Depois do trabalho executado preparamos os arquivos finalizados em EPS e ou PDF para serem transmitidos para o Diário Oficial da União (DOU) ou veículos impressos de comunicação.
Desenvolvemos o projeto gráfico com designs adequados para cada tipo de serviço ou cliente. Aqui o seu trabalho é executado com rapidez e profissionalismo.
Trabalhamos também com publicações digitais, e-books e ePUBs.
Nosso portfólio tem trabalhos desenvolvidos para vários órgãos, empresas e entidades. É só conferir abaixo alguns trabalhos desenvolvidos!
Alguns trabalhos de Diagramação de Balanço Patrimonial
ELETRONORTE
CAIXA SEGURIDADE
ELETROBRAS
Outros trabalhos Desenvolvidos pela CT Comunicação
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Mais informações sobre o processo de editoração e diagramação
Especificamente, a diagramação se relaciona com a distribuição dos elementos em um espaço pré-definido na página, enquanto a editoração (design editorial) inclui fases mais amplas do processo, desde o projeto gráfico até os processos de produção conhecidos como pré-impressão para impressão.
No entanto, geralmente o aspecto gráfico inteiro da atividade editorial e jornalística é conhecido pelo termo Diagramação de Balanço Patrimonial.
No caso da Diagramação de Balanço Patrimonial, o layout segue as linhas e objetivos gráficos e editoriais. As principais linhas editoriais para o layout de um Balanço Patrimonial incluem a distribuição do conteúdo conforme os padrões técnicos contábeis adotados por cada empresa ou entidade pública.
As considerações editoriais incluem legibilidade e incorporação equilibrada e não obstrutiva.
A Diagramação de Balanço Patrimonial incorpora princípios de design gráfico, que é uma profissão independente ou presente em graus relacionados ao design, além de ser uma disciplina que faz parte do currículo de profissões como jornalismo, publicidade e propaganda e alguns cursos de arquitetura em universidades e faculdades.
História da Diagramação de Balanço Patrimonial
A era dos jornais modernos começou em meados do século XIX, com a revolução industrial e maior capacidade de impressão e distribuição.
Ao longo do tempo, diferentes avanços em tecnologias de impressão, design gráfico e padrões de publicação trouxeram mudanças e melhorias no formato e legibilidade dos jornais.
A mídia impressa do século XIX geralmente tinha uma área lotada de texto, geralmente disposta verticalmente, com manchetes múltiplas para cada artigo. Algumas das mesmas limitações tecnológicas persistiram até o advento de novas tecnologias, como fotocomposição, tipografia digital e publicação eletrônica, a partir da segunda metade do século XX.
Entre algumas dessas mudanças:
- Menos artigos por página.
- Menos e maiores manchetes.
- Módulos, ou esquadrinhando artigos e pacotes de material relacionado. Os módulos evitam o que muitos designers chamam de “joelhos” (em inglês, doglegs) ou provisões em formato “L”.
- Mais larguras de coluna padronizadas.
- Mais tipologias padrão.
- Mais «arte» – elementos não verbais, geralmente fotos, mas ainda incluindo publicidade ou caixas para itens de entretenimento (recursos).
- Mais espaço em branco, chamado “branco” (em inglês, ar). Uma área com muito pouco espaço em branco é chamada de apertado, e com muito branco é chamado de solto.
Cor.
Elementos e aspectos
Para layout do conteúdo editorial, a atividade de layout precisa funcionar com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem modificar o resultado final).
As medidas usadas no layout geralmente são em centímetros.
O espaço limitado de impressão dentro de uma página é chamado de uma caixa tipográfica ou mancha gráfica, onde a tinta cai no papel; Fora desses limites, nada pode ser impresso.
Nos casos em que o conteúdo excede as bordas do papel, a impressão deve ter sangria, ou seja, estender os elementos visuais para fora do formato definido da página.
Alguns dos elementos utilizados no processo de layout são:
Texto – o chamado “caixa de texto” é o tipo em que o conteúdo principal da diagramação, seja livro ou jornal. A caixa de texto geralmente enche mais de metade do da área da publicação e deve ser delimitada pelos outros elementos. Um formato comum para o corpo de texto nos jornais é o tipo serifado, com linhas na parte inferior da fonte, com corpo (tamanho) 12 pontos.
Títulos – texto de destaque da primeira página. Eles são subdivididos em:
legendas ou subtítulos, colocados abaixo do título principal, complementam a informação e incentivam a leitura do texto.
Manchetes – colocadas acima do título, complementam as informações e incentivam a leitura do texto.
Destaques ou olhos – colocados no meio da massa de texto, entre colunas, para destacar trechos e substituir pausas; são amplamente utilizados nas entrevistas.
Fotos – fotografias, que em publicações são acompanhados pelo crédito do fotógrafo.
Arte – o que é chamado de arte em layout são imagens produzidas para ilustrar ou complementar visualmente a informação do texto. Pode ser:
Infografia – que inclui mapas, gráficos estatísticos e sequenciais visuais;
Caricaturas – desenhos geralmente satíricos com personagens de notícias;
Ilustrações – todos os tipos de desenho ilustrativo para o texto jornalístico.
Caixas ou caixa – Uma caixa é um espaço delimitado graficamente que geralmente inclui um texto explicativo ou sobre o assunto relacionado ao artigo principal.
Cabeçalho e rodapé – ficam parte superior e inferior da página, respectivamente, incluindo marcas básicas, como nome do jornal, editor, data, número da edição e número da página.
Espaços para publicidade, apenas elemento de conteúdo não editorial do layout, produzido pela equipe comercial
Os aspectos que determinam a composição desses elementos na página são, entre outros:
Número de colunas – a distribuição de texto em colunas verticais de tamanho normal, espaçadas.
Cor – uso de cores e nuances, que confere significado e modifica a mensagem, muitas vezes sutilmente.
Espaçamento – interlining, entre colunas e entre cada elemento gráfico.
Tipologia – variedade e tipos de fontes tipográficas usadas.